0

6.º Encontro da Família

Em decorrência das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o encontro foi cancelado e sem previsão de nova data.
 Ver mais informações.

Origem dos Polacos

Foto: Museu Nacional de Biskupin

Biskupin, a Origem dos Polacos - A origem do povo polaco segundo, muitos arqueologistas, estaria na idade do Bronze. A Cultura Luzácia, seria a mãe dos protoeslavos, consequentemente dos eslavos e dos atuais polacos. Mas tarde, os celtas, teriam andado pela mesma região e deixando influências.

Escavações realizadas em 1934, pelos arqueólogos Józef Kostrzewski e Zdzislaw Rajewski da Universidade de Poznan, encontraram fortificações a 40 km de Gniezno (primeira capital do Reino da Polônia). Em 1939, já haviam sido escavados 2500m2. Mas aí veio a segunda guerra mundial e os alemães invasores tornaram o local, como parte da Alemanha Nacional - Warthegau.

Para justificar (talvez) que aquelas terras sempre foram alemãs, cientistas da Universidade de Leipzig liderados por Gustaf Kossinna passaram a afirmar que a cultura Luzácia era a origem dos germânicos e não dos eslavos. Até o nome de Biskupin, os nazistas mudaram. Passou a ser chamado de "Urstädt".

Foto: Museu Nacional de Biskupin

Os alemães em sua retirada inundaram as escavações, o que ironicamente acabou preservando as paliçadas de madeira da idade do bronze, que os arqueólogos polacos tinham descoberto em 1934. Kossinna, que foi professor de Koztrzewski se baseava nas teorias do alemão Rudolf Virchow, que afirmava serem os Luzácios, o povo do qual se originaram os alemães atuais. Porém, o polaco, na sua contestação não ficou sozinho contra seu professor, pois os arqueólogos tchecos Píc, Niederle e Cervinka, além dos polacos Majewski e Kozlowski sustentaram que os Luzácios eram Protoeslavos e não germãnicos, como queriam os nazistas, para justificar a invasão da Polônia.

Divergências arqueológicas a parte, Biskupin, é um local impressionante para visitação. Desde 1974, quando o local foi recuperado e se transformou em unidade do Museu Nacional da Polônia, milhares de pessoas já puderam comprovar como era a vida dos polacos há mais de 3000 anos.

A idade do bronze acabou na Polônia em 700 ac, mas descobertas recentes apontam que o "bronze" continuou pelo menos até 500 ac já em plena idade do ferro.

Biskupin fica a 40 km de Gniezno, a 60 km de Bydgoszcz e a 280 km de Varsóvia. Pode-se ir de trem, ou ônibus.

Entre em contato através do e-mail: familia@wastowski.com.br.
Copyright © Julho / 2005 - ALW. Todos os direitos reservados.

Pesquisar

Romaria Internacional de Częstochowa

No dia 25 de agosto será realizada a 33ª Romaria Internacional em Honra a Nossa Senhora de Częstochowa (Nossa Senhora do Monte Claro) na comunidade da Linha Bom Jardim em Guarani das Missões (Capital Polonesa dos Gaúchos) - RS.
 Ver mais informações.

2022 - 31ª Romaria Internacional à Nossa Senhora de Częstochowa - Frente

Livro de Visitas

Agradecemos a todos que registraram seus comentários, críticas ou sugestões.
  Ver Livro de Visitas.

Estatísticas

 4.527 cadastros.
 692 usuários.
 1.061 fotos.
 1.010.714 visitantes.
 2.463.969 consultas.
 Alterado em 20/09/2024.

Fotos Enviadas

Esta galeria contêm fotos enviadas por colaboradores.
  Ver a galeria de fotos.

Santuário a Nossa Senhora de Częstochowa

Santuário para Nossa Senhora Częstochowa A devoção a Nossa Senhora do Monte Claro veio com o imigrante polonês e é mantida por seus descendentes. Na comunidade da Linha Bom Jardim está localizado o santuário em honra a Nossa Senhora de Częstochowa.
 Ver mais informações.